Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Sermão - 3º Domingo do Advento - 12/12/2021

O EVANGELHO É DURO, MAS TRAZ ALEGRIAS!

O Evangelho de Jesus é duro, não é para qualquer um, não!

Quando pensamos naquilo que Deus requer de nós, o que nos vem à mente? Devemos ser religiosos, cumprir os preceitos das Escrituras, ser pessoas boas. Mas o que é isso na prática?

Ter uma bíblia na mão, o nome inscrito num rol de membros de uma Igreja, conhecer as Escrituras de cor NADA disso faz de você uma cristão.

Então, o que nos faz cristãos verdadeiros?

1. DEVEMOS TER UM CORAÇÃO ALEGRE!

Não podemos imaginar que a vida seja fácil. Preços altos, carestia, inflação, desemprego, covid-19 e tudo mais fazem com que pensemos que a vida é muito difícil. E é. Costumo dizer que a vida é um mar de rosas...com espinhos e tudo!

Mas qual é a nossa atitude diante dos problemas? Derrotismo? Angústia? Ansiedade?

Às vezes parecemos filhos mimados, que de tudo reclamam. Parece que os problemas da vida só atingem a nossa casa, a nossa vida, a nossa família, não é? Sejamos sinceros!

Não devemos culpar Deus por causa dessas coisas que acontecem conosco. A vida é cheia de problemas, não confunda Deus com a vida!

Apesar de todos os problemas, Deus continua sendo Deus e ele age de modo soberano a nos guardar, mesmo que por vezes a nossa mente carnal não perceba.

E essa é a mensagem do Profeta Sofonias para nós: v.17: “ O Senhor , teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”.

Devemos aprender a reconhecer Deus e sua presença em nosso meio. Em Jesus, Ele é Emanuel, Deus Conosco!

2. COMO TER UM CORAÇÃO ALEGRE?

Quem responde a essa pergunta é o apóstolo São Paulo, na carta aos Filipenses, a carta da alegria.

PRIMEIRO: Temos que parar de achar que o inferno são os outros.  Paulo se refere aos filipenses como “meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa". Lembremos que Paulo escreve este texto estando preso em Roma por ser cristão!

SEGUNDO: Devemos parar de achar que os outros sempre estão contra nós. "Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor". Filipenses 4:2 -  pensar concordemente não significa pensar da mesma maneira, mas respeitar a liberdade de pensamento do outro.

TERCEIRO: Devemos parar de achar que os outros são nossos concorrentes. Somos irmãos! “também peço que as auxilies” - Filipenses 4:3 – Estamos dispostos a ser suportes uns para os outros? Ou a vitória dos outros só nos incomoda? Isso tem nome. Chama-se inveja!

QUARTO: Devemos ser moderados em tudo - Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. - Filipenses 4:5

QUINTO: Devemos controlar a nossa ansiedade

SEXTO: Devemos orar para ter paz


3. DEVEMOS BUSCAR A CONVERSÃO DOS COSTUMES:

A pregação de João Batista, de que nos fala o Evangelho, é um convite à conversão:

PRIMEIRO: A pergunta das multidões: Que devemos fazer? Devemos ser solidários! - Lucas 3:11 - Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo.

SEGUNDO: A pergunta dos publicanos: Lucas 3:13 - Respondeu-lhes: Não cobreis mais do que o estipulado. Às vezes, esperamos das pessoas mais do que elas podem fazer, e não simplesmente o que podem fazer.

TERCEIRO: A pergunta dos soldados: Lucas 3:14 -  A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo. Isso significa: sejam bondosos com os outros (dar a outra face, caminhar a segunda milha…) - sejam verdadeiros, sinceros (sinceridade não é falta de educação!) - contentai-vos com o vosso soldo – sejamos gratos por ter alimento, habitação, vestuário, emprego enquanto tantas pessoas no Brasil e no mundo padecem de uma miséria estrutural terrível!

CONCLUSÃO - Lembremos que como alguém já disse: “Ser cristão não exige muito. Exige tudo! 





domingo, 5 de dezembro de 2021

Esboço de Sermão - 2º Domingo do Advento

 JOÃO BATISTA – A VOZ PROFÉTICA DO ADVENTO

Sermão – 05 de dezembro de 2021


Introdução: João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias. Zacarias, duvidando da voz do Anjo Gabriel, ficou mudo durante toda a gestação do menino. Quando ele nasceu, irrompeu em cântico de louvor a Deus, como vimos no Benedictus, no início do culto.

João Batista é uma das principais personagens do Novo Testamento e último profeta do Antigo Testamento.

1. O QUE É UM PROFETA?

Diferente do que as pessoas pensam, profeta não é um adivinho do futuro. Os profetas eram um grupo de homens que se levantou em Israel por causa da corrupção da religião do tempo, da religião institucionalizada. No Templo, havia corrupção e subserviência ao que queriam os governantes. Os profetas se levantaram para chamar o povo ao arrependimento, voltar aos caminhos do Senhor e, sobretudo, denunciar as situações de injustiça social vivIdas naqueles tempos. 

2. O MINISTÉRIO DE JOÃO BATISTA FOI PREPARADO POR DEUS ( Ml 3:1-4)

O Profeta Malaquias profetizou sobre a vinda de João Batista como aquele que prepararia o caminho do Senhor. Com uma poderosa mensagem de arrependimento (“Arrependei-vos porque é chegado o Reino de Deus”), João chamava todas as pessoas a uma mudança de vida – exatamente o que precisamos fazer e somos chamados no advento a expressar essa atitude.

Precisamos pensar que a vinda o Senhor (seja no Natal, seja na Segunda Vida) deve ser precedida de uma transformação de nosso caráter, de nossa vida e de nossos relacionamentos. É um tempo de purificação, de fazermos uma faxina em nossa vida pessoal.

3. DEUS COMEÇOU A OBRA EM NÓS E VAI TERMINAR (Fp 1:3-11)

A SEGUNDA Leitura, de Filipenses, é um texto de esperança. Não conseguimos por nossos próprios esforços mudar como Deus quer que mudemos:

a) somos preguiçosos e procastinamos

b) muitos de nós tem peados de estimação

c) Não gostamos de sair de nossa zona de conforto


No entanto, somos chamados e chamadas para deixar Deus agir em nós, com seu Espírito Santo e sua Palavra de poder. (“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”).

Por isso São Paulo acredita no Filipenses, que tudo pode ser enovado. E ele ora por isso:

-  que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção

- para aprovardes as coisas excelentes

-  e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo

4. UM PROFETA TEM QUE SER ALGUÉM QUE VIVA O SEU PRÓPRIO TEMPO (Lc 3:1-6):

O texto do Evangelho nos diz exatamente o momento em que João Batista inicia seu ministério: cita os nomes dos governantes e do Sumo Sacerdote. O tempo do profeta é o presente → onde Deus nos colocou, como nos colocou, para que nos colocou.

- João Batista andava por toda a circunvizinhança → como profetas de Deus devemos buscar oportunidades para levar a mensagem do Reino de Deus.

- Voz que clama no deserto → Parece que estamos sozinhos, que nossa voz não ecoa, não ressoa. Mas mesmo assim devemos pregar.

Ilustração: o preso na torre da Igreja


- O arrependimento vai gerar em nós e nos outros profundas mudanças:

a) todo vale será aterrado – o vazio vai ficar cheio

b) todo monte e outeiro será nivelado → humildade no lugar do orgulhosos

c) os caminhos tortuosos serão retificados → o que está errado tem que ficar certo

d) os escabrosos serão aplanados → os buracos que atrapalham o caminho serrão tapados


CONCLUSÃO

Somos chamados, eu e você, a sermos profetas de um novo tempo na vida das pessoas.




 

Mensagem Pastoral de Pentecostes - 2025

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo! Domingo, 08 de junho, é dia de Pentecostes. Aniversário da Igreja de Jesus Cristo. Celebramos este dia ...