Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Sermão - 3º Domingo do Advento - 12/12/2021

O EVANGELHO É DURO, MAS TRAZ ALEGRIAS!

O Evangelho de Jesus é duro, não é para qualquer um, não!

Quando pensamos naquilo que Deus requer de nós, o que nos vem à mente? Devemos ser religiosos, cumprir os preceitos das Escrituras, ser pessoas boas. Mas o que é isso na prática?

Ter uma bíblia na mão, o nome inscrito num rol de membros de uma Igreja, conhecer as Escrituras de cor NADA disso faz de você uma cristão.

Então, o que nos faz cristãos verdadeiros?

1. DEVEMOS TER UM CORAÇÃO ALEGRE!

Não podemos imaginar que a vida seja fácil. Preços altos, carestia, inflação, desemprego, covid-19 e tudo mais fazem com que pensemos que a vida é muito difícil. E é. Costumo dizer que a vida é um mar de rosas...com espinhos e tudo!

Mas qual é a nossa atitude diante dos problemas? Derrotismo? Angústia? Ansiedade?

Às vezes parecemos filhos mimados, que de tudo reclamam. Parece que os problemas da vida só atingem a nossa casa, a nossa vida, a nossa família, não é? Sejamos sinceros!

Não devemos culpar Deus por causa dessas coisas que acontecem conosco. A vida é cheia de problemas, não confunda Deus com a vida!

Apesar de todos os problemas, Deus continua sendo Deus e ele age de modo soberano a nos guardar, mesmo que por vezes a nossa mente carnal não perceba.

E essa é a mensagem do Profeta Sofonias para nós: v.17: “ O Senhor , teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”.

Devemos aprender a reconhecer Deus e sua presença em nosso meio. Em Jesus, Ele é Emanuel, Deus Conosco!

2. COMO TER UM CORAÇÃO ALEGRE?

Quem responde a essa pergunta é o apóstolo São Paulo, na carta aos Filipenses, a carta da alegria.

PRIMEIRO: Temos que parar de achar que o inferno são os outros.  Paulo se refere aos filipenses como “meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa". Lembremos que Paulo escreve este texto estando preso em Roma por ser cristão!

SEGUNDO: Devemos parar de achar que os outros sempre estão contra nós. "Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor". Filipenses 4:2 -  pensar concordemente não significa pensar da mesma maneira, mas respeitar a liberdade de pensamento do outro.

TERCEIRO: Devemos parar de achar que os outros são nossos concorrentes. Somos irmãos! “também peço que as auxilies” - Filipenses 4:3 – Estamos dispostos a ser suportes uns para os outros? Ou a vitória dos outros só nos incomoda? Isso tem nome. Chama-se inveja!

QUARTO: Devemos ser moderados em tudo - Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. - Filipenses 4:5

QUINTO: Devemos controlar a nossa ansiedade

SEXTO: Devemos orar para ter paz


3. DEVEMOS BUSCAR A CONVERSÃO DOS COSTUMES:

A pregação de João Batista, de que nos fala o Evangelho, é um convite à conversão:

PRIMEIRO: A pergunta das multidões: Que devemos fazer? Devemos ser solidários! - Lucas 3:11 - Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo.

SEGUNDO: A pergunta dos publicanos: Lucas 3:13 - Respondeu-lhes: Não cobreis mais do que o estipulado. Às vezes, esperamos das pessoas mais do que elas podem fazer, e não simplesmente o que podem fazer.

TERCEIRO: A pergunta dos soldados: Lucas 3:14 -  A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo. Isso significa: sejam bondosos com os outros (dar a outra face, caminhar a segunda milha…) - sejam verdadeiros, sinceros (sinceridade não é falta de educação!) - contentai-vos com o vosso soldo – sejamos gratos por ter alimento, habitação, vestuário, emprego enquanto tantas pessoas no Brasil e no mundo padecem de uma miséria estrutural terrível!

CONCLUSÃO - Lembremos que como alguém já disse: “Ser cristão não exige muito. Exige tudo! 





domingo, 5 de dezembro de 2021

Esboço de Sermão - 2º Domingo do Advento

 JOÃO BATISTA – A VOZ PROFÉTICA DO ADVENTO

Sermão – 05 de dezembro de 2021


Introdução: João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias. Zacarias, duvidando da voz do Anjo Gabriel, ficou mudo durante toda a gestação do menino. Quando ele nasceu, irrompeu em cântico de louvor a Deus, como vimos no Benedictus, no início do culto.

João Batista é uma das principais personagens do Novo Testamento e último profeta do Antigo Testamento.

1. O QUE É UM PROFETA?

Diferente do que as pessoas pensam, profeta não é um adivinho do futuro. Os profetas eram um grupo de homens que se levantou em Israel por causa da corrupção da religião do tempo, da religião institucionalizada. No Templo, havia corrupção e subserviência ao que queriam os governantes. Os profetas se levantaram para chamar o povo ao arrependimento, voltar aos caminhos do Senhor e, sobretudo, denunciar as situações de injustiça social vivIdas naqueles tempos. 

2. O MINISTÉRIO DE JOÃO BATISTA FOI PREPARADO POR DEUS ( Ml 3:1-4)

O Profeta Malaquias profetizou sobre a vinda de João Batista como aquele que prepararia o caminho do Senhor. Com uma poderosa mensagem de arrependimento (“Arrependei-vos porque é chegado o Reino de Deus”), João chamava todas as pessoas a uma mudança de vida – exatamente o que precisamos fazer e somos chamados no advento a expressar essa atitude.

Precisamos pensar que a vinda o Senhor (seja no Natal, seja na Segunda Vida) deve ser precedida de uma transformação de nosso caráter, de nossa vida e de nossos relacionamentos. É um tempo de purificação, de fazermos uma faxina em nossa vida pessoal.

3. DEUS COMEÇOU A OBRA EM NÓS E VAI TERMINAR (Fp 1:3-11)

A SEGUNDA Leitura, de Filipenses, é um texto de esperança. Não conseguimos por nossos próprios esforços mudar como Deus quer que mudemos:

a) somos preguiçosos e procastinamos

b) muitos de nós tem peados de estimação

c) Não gostamos de sair de nossa zona de conforto


No entanto, somos chamados e chamadas para deixar Deus agir em nós, com seu Espírito Santo e sua Palavra de poder. (“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”).

Por isso São Paulo acredita no Filipenses, que tudo pode ser enovado. E ele ora por isso:

-  que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção

- para aprovardes as coisas excelentes

-  e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo

4. UM PROFETA TEM QUE SER ALGUÉM QUE VIVA O SEU PRÓPRIO TEMPO (Lc 3:1-6):

O texto do Evangelho nos diz exatamente o momento em que João Batista inicia seu ministério: cita os nomes dos governantes e do Sumo Sacerdote. O tempo do profeta é o presente → onde Deus nos colocou, como nos colocou, para que nos colocou.

- João Batista andava por toda a circunvizinhança → como profetas de Deus devemos buscar oportunidades para levar a mensagem do Reino de Deus.

- Voz que clama no deserto → Parece que estamos sozinhos, que nossa voz não ecoa, não ressoa. Mas mesmo assim devemos pregar.

Ilustração: o preso na torre da Igreja


- O arrependimento vai gerar em nós e nos outros profundas mudanças:

a) todo vale será aterrado – o vazio vai ficar cheio

b) todo monte e outeiro será nivelado → humildade no lugar do orgulhosos

c) os caminhos tortuosos serão retificados → o que está errado tem que ficar certo

d) os escabrosos serão aplanados → os buracos que atrapalham o caminho serrão tapados


CONCLUSÃO

Somos chamados, eu e você, a sermos profetas de um novo tempo na vida das pessoas.




 

As 95 Teses de Martinho Lutero

  Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católi...