O EVANGELHO É DURO, MAS TRAZ ALEGRIAS!
O Evangelho de Jesus é duro, não é para qualquer um, não!
Quando pensamos naquilo que Deus requer de nós, o que nos vem à mente? Devemos ser religiosos, cumprir os preceitos das Escrituras, ser pessoas boas. Mas o que é isso na prática?
Ter uma bíblia na mão, o nome inscrito num rol de membros de uma Igreja, conhecer as Escrituras de cor NADA disso faz de você uma cristão.
Então, o que nos faz cristãos verdadeiros?
1. DEVEMOS TER UM CORAÇÃO ALEGRE!
Não podemos imaginar que a vida seja fácil. Preços altos, carestia, inflação, desemprego, covid-19 e tudo mais fazem com que pensemos que a vida é muito difícil. E é. Costumo dizer que a vida é um mar de rosas...com espinhos e tudo!
Mas qual é a nossa atitude diante dos problemas? Derrotismo? Angústia? Ansiedade?
Às vezes parecemos filhos mimados, que de tudo reclamam. Parece que os problemas da vida só atingem a nossa casa, a nossa vida, a nossa família, não é? Sejamos sinceros!
Não devemos culpar Deus por causa dessas coisas que acontecem conosco. A vida é cheia de problemas, não confunda Deus com a vida!
Apesar de todos os problemas, Deus continua sendo Deus e ele age de modo soberano a nos guardar, mesmo que por vezes a nossa mente carnal não perceba.
E essa é a mensagem do Profeta Sofonias para nós: v.17: “ O Senhor , teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”.
Devemos aprender a reconhecer Deus e sua presença em nosso meio. Em Jesus, Ele é Emanuel, Deus Conosco!
2. COMO TER UM CORAÇÃO ALEGRE?
Quem responde a essa pergunta é o apóstolo São Paulo, na carta aos Filipenses, a carta da alegria.
PRIMEIRO: Temos que parar de achar que o inferno são os outros. Paulo se refere aos filipenses como “meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa". Lembremos que Paulo escreve este texto estando preso em Roma por ser cristão!
SEGUNDO: Devemos parar de achar que os outros sempre estão contra nós. "Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor". Filipenses 4:2 - pensar concordemente não significa pensar da mesma maneira, mas respeitar a liberdade de pensamento do outro.
TERCEIRO: Devemos parar de achar que os outros são nossos concorrentes. Somos irmãos! “também peço que as auxilies” - Filipenses 4:3 – Estamos dispostos a ser suportes uns para os outros? Ou a vitória dos outros só nos incomoda? Isso tem nome. Chama-se inveja!
QUARTO: Devemos ser moderados em tudo - Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. - Filipenses 4:5
QUINTO: Devemos controlar a nossa ansiedade
SEXTO: Devemos orar para ter paz
3. DEVEMOS BUSCAR A CONVERSÃO DOS COSTUMES:
A pregação de João Batista, de que nos fala o Evangelho, é um convite à conversão:
PRIMEIRO: A pergunta das multidões: Que devemos fazer? Devemos ser solidários! - Lucas 3:11 - Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo.
SEGUNDO: A pergunta dos publicanos: Lucas 3:13 - Respondeu-lhes: Não cobreis mais do que o estipulado. Às vezes, esperamos das pessoas mais do que elas podem fazer, e não simplesmente o que podem fazer.
TERCEIRO: A pergunta dos soldados: Lucas 3:14 - A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo. Isso significa: sejam bondosos com os outros (dar a outra face, caminhar a segunda milha…) - sejam verdadeiros, sinceros (sinceridade não é falta de educação!) - contentai-vos com o vosso soldo – sejamos gratos por ter alimento, habitação, vestuário, emprego enquanto tantas pessoas no Brasil e no mundo padecem de uma miséria estrutural terrível!
CONCLUSÃO - Lembremos que como alguém já disse: “Ser cristão não exige muito. Exige tudo!