JOÃO BATISTA – A VOZ PROFÉTICA DO ADVENTO
Sermão – 05 de dezembro de 2021
Introdução: João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias. Zacarias, duvidando da voz do Anjo Gabriel, ficou mudo durante toda a gestação do menino. Quando ele nasceu, irrompeu em cântico de louvor a Deus, como vimos no Benedictus, no início do culto.
João Batista é uma das principais personagens do Novo Testamento e último profeta do Antigo Testamento.
1. O QUE É UM PROFETA?
Diferente do que as pessoas pensam, profeta não é um adivinho do futuro. Os profetas eram um grupo de homens que se levantou em Israel por causa da corrupção da religião do tempo, da religião institucionalizada. No Templo, havia corrupção e subserviência ao que queriam os governantes. Os profetas se levantaram para chamar o povo ao arrependimento, voltar aos caminhos do Senhor e, sobretudo, denunciar as situações de injustiça social vivIdas naqueles tempos.
2. O MINISTÉRIO DE JOÃO BATISTA FOI PREPARADO POR DEUS ( Ml 3:1-4)
O Profeta Malaquias profetizou sobre a vinda de João Batista como aquele que prepararia o caminho do Senhor. Com uma poderosa mensagem de arrependimento (“Arrependei-vos porque é chegado o Reino de Deus”), João chamava todas as pessoas a uma mudança de vida – exatamente o que precisamos fazer e somos chamados no advento a expressar essa atitude.
Precisamos pensar que a vinda o Senhor (seja no Natal, seja na Segunda Vida) deve ser precedida de uma transformação de nosso caráter, de nossa vida e de nossos relacionamentos. É um tempo de purificação, de fazermos uma faxina em nossa vida pessoal.
3. DEUS COMEÇOU A OBRA EM NÓS E VAI TERMINAR (Fp 1:3-11)
A SEGUNDA Leitura, de Filipenses, é um texto de esperança. Não conseguimos por nossos próprios esforços mudar como Deus quer que mudemos:
a) somos preguiçosos e procastinamos
b) muitos de nós tem peados de estimação
c) Não gostamos de sair de nossa zona de conforto
No entanto, somos chamados e chamadas para deixar Deus agir em nós, com seu Espírito Santo e sua Palavra de poder. (“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”).
Por isso São Paulo acredita no Filipenses, que tudo pode ser enovado. E ele ora por isso:
- que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção
- para aprovardes as coisas excelentes
- e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo
4. UM PROFETA TEM QUE SER ALGUÉM QUE VIVA O SEU PRÓPRIO TEMPO (Lc 3:1-6):
O texto do Evangelho nos diz exatamente o momento em que João Batista inicia seu ministério: cita os nomes dos governantes e do Sumo Sacerdote. O tempo do profeta é o presente → onde Deus nos colocou, como nos colocou, para que nos colocou.
- João Batista andava por toda a circunvizinhança → como profetas de Deus devemos buscar oportunidades para levar a mensagem do Reino de Deus.
- Voz que clama no deserto → Parece que estamos sozinhos, que nossa voz não ecoa, não ressoa. Mas mesmo assim devemos pregar.
Ilustração: o preso na torre da Igreja
- O arrependimento vai gerar em nós e nos outros profundas mudanças:
a) todo vale será aterrado – o vazio vai ficar cheio
b) todo monte e outeiro será nivelado → humildade no lugar do orgulhosos
c) os caminhos tortuosos serão retificados → o que está errado tem que ficar certo
d) os escabrosos serão aplanados → os buracos que atrapalham o caminho serrão tapados
CONCLUSÃO
Somos chamados, eu e você, a sermos profetas de um novo tempo na vida das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário