Páginas

domingo, 2 de junho de 2024

Devocional - 02 de junho de 2024

Olá, meu povo! Despois de um grande tempo sem postar nada, estou de volta aqui e quero, pelo menos, postar um texto por semana, no mínimo! kkk

Segue um devocional inspirado nas leituras da Liturgia de hoje, Segundo Domingo depois de Pentecostes (Dt 5, 6-21; II Cor 4,5-12; Mc 2, 23-28):

Sem dúvidas que muitos religiosos no decorrer da História valorizaram mais as coisas que as pessoas, considerando-se "coisas", principalmente, como doutrinas. Sendo assim, o que vemos na História é uma batalha para que se saiba o "lado certo" e o "lado errado" de certas posições. E no afã de se impor um ponto de vista como único válido e verdadeiro, houve (e há) o uso da violência, seja verbal, psicológica ou mesmo física, chegando em alguns casos até mesmo à guerra! O velho e mau fundamentalismo.

Católicos x Protestantes, arminianos x calvinistas, pedobatistas x antipedobatistas, os conflitos se estendem e recebem o nome de "Legião". Enquanto isso, pessoas vão sendo deixadas de lado, pessoas vão sendo esquecidas e o pior, as doutrinas acabam se tornando mais importantes do que as pessoas. Isso é horrível para um testemunho cristão saudável.

A primeira leitura nos adverte quanto à necessidade de se amar e respeitar as pessoas. O Decálogo tem quatro mandamentos relativos ao amor a Deus ( não adorar outros deuses, não fazer ídolos, não tomar o nome de Deus em vão e guardar o dia de descanso). No entanto, os demais mandamentos mostram como deve ser o respeito e o amor ao próximo, deixando claro o quanto as pessoas são importantes.

A segunda leitura adverte que não podemos pregar a nós mesmos - nossos conceitos pessoais, nossos valores individuais - mas a Cristo, Nosso Senhor, em quem depositamos nossa fé e confiança. Dessa forma, colocamos as nossas vidas a disposição das pessoas - não das doutrinas - por amor a Cristo.

E o Evangelho fecha nossa reflexão, mostrando que os fariseus estavam preocupados mais com a Lei (doutrinas) do que com as pessoas, ao acusarem Jesus de ser um profanador do sábado. Tomando o mandamento ao pé da letra, esqueceram que o mandamento foi feito por causa das pessoas - a fim de que pudessem descansar da lida diária. Na verdade, o mandamento manda trabalhar seis dias para aí sim descansar-se um. Cuido da lida diária, da vida, vivo intensamente para mim, mas dedico um dia à adoração e descanso físico.

Porém, os fariseus estavam mais preocupados com a letra que mata. Em nome disso, é que muitas pessoas se afastaram do Evangelho e abandonaram as fileiras cristãs, pois muitos cristão (pseudocristãos) amaram mais a letra que mata do que o Espírito que vivifica. Porque o outro pensa diferente de mim, eu o afasto, isolo.

Vivemos num mundo onde as opções ao Evangelho são imensas. Gurus de todas as praias estão em busca de pessoas que sofrem com ansiedade, medo, depressão e outros males, e as persuadem a dar dinheiro, tempo e, por vezes, até a própria liberdade. Outros são aprisionados a vícios hediondos, que vão da internet até as drogas pesadas. Outros ainda se afundam no ativismo, no trabalho e fazem do dinheiro o seu deus.

É tempo de anunciar um mundo novo, uma perspectiva nova, uma nova visão, onde o SER é mais importante que o PARECER (e como as pessoas hoje gostam de cultivar as aparências!); onde o SER é mais importante que o TER (e a ostentação por vezes é o foco das redes sociais!). Vivemos em uma sociedade cheia de gente vazia.

Por isso é imperativo que tomemos consciência de que pessoas são mais importante do que coisas. Não podemos nos furtar à nossa tarefa de apresentar Jesus Cristo às pessoas, mas não um Cristo-doutrina. Devemos apresentá-lo como Cristo-companheiro de Jornada, que sofre com nossas dores e ri com nossa alegria. Um Cristo menos doutrinador e mais amigo, um Cristo que conosco constrói pontes, e não muros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 95 Teses de Martinho Lutero

  Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católi...