Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor. Dizem continuamente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração dizem: Não virá mal sobre vós. Jeremias 23:16,17
Vivemos a era dos “profetas”, estejam eles nas igrejas ou fora delas. Muitos estão se apresentando como portadores de mensagens religiosas, mas que nada tem a ver com a Palavra do Senhor. Hoje, esses tais profetas afirmam ter uma mensagem de amor, de esperança, mas estão apenas dizendo o que as pessoas querem ouvir, não o que precisam ouvir. Portanto seu compromisso não é com a verdade, mas com falácias e fantasias que levam as pessoas ainda mais para longe de Deus.
O que temos visto na História é que os profetas verdadeiros são odiados e perseguidos por causa de sua mensagem, pois ela vai de encontro ao que as pessoas desejam ouvir. O profeta verdadeiro confronta a zona de conforto, fala de mudança de vida, de abandonar o pecado e voltar para Deus. Se a mensagem do tal profeta não vai nesse sentido, ele é um falastrão, não um profeta genuíno.
Segundo, o profeta verdadeiro é alguém que denuncia a injustiça, que observa as causas dos excluídos, dos desvalidos e, por isso, normalmente, vai contra o sistema de poder vigente, exigindo uma nova ordem de justiça e paz para todos, principalmente para os pobres, mesmo que isso lhe custe sua segurança ou sua vida. Profetas que gostam de elites, de banquetes, de bajulação não são profetas genuínos.
Terceiro, um profeta genuíno é aquele que quer a glória de Deus, e não a dos homens, que quer ver Deus glorificado em tudo, e não ele, pois é humilde. Alguns dos falsos profetas contemporâneos buscam estar na mídia, no gosto das pessoas, nas paradas de sucesso. O profeta genuíno sabe que por causa de sua mensagem ele vai ter mais perdas do que ganhos, e ainda assim, tem um coração cheio de alegria, pois sabe que está fazendo a obra do Senhor.
Hoje temos visto homens e mulheres, católicos ou evangélicos, que vão na contramão dos valores das Escrituras. Querem ter carros do ano, palacetes, joias, conforto e tudo mais. Mas lembremos que Jesus não tinha onde reclinar a cabeça.
O que precisamos hoje é de profetas genuínos. Precisamos orar para que Deus nos envie homens e mulheres que estejam dispostos a influenciar a sua geração e deixar marcas na História porque são reformadores e que buscam fazer o povo de Deus voltar ao primeiro amor, ou seja, abandonar uma vida de pecados, de auto-satisfação, por uma vida de santidade. O que vemos hoje, para a nossa tristeza, é uma pregação de auto-ajuda, marcada por clichês e regrinhas de marketing do tipo: “ Dez coisas que você precisa fazer para...”. A única coisa que precisamos fazer é nos arrepender e buscar a face do Altíssimo.
Oração: Deus, o teu povo padece por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus. Ajuda-nos a buscar a tua face e sermos curados de nossa cegueira espiritual nestes dias tão caóticos. Levanta homens de mulheres comprometidos com o Reino e que sejam portadores do verdadeiro Evangelho da Graça. Por Cristo Jesus, Nosso Senhor. Amém.